sigaescola.online - Araguaína Tocantins
atendimento@sigaescola.online

Quem somos

A ideia nasceu em 2018 e o primeiro sistema foi implantado em 2019. O sistema SIGAescola foi criado com o propósito de trazer mais qualidade e eficiência aos serviços pedagógicos da escola, trazendo economia e praticidade à equipe pedagógica.
Para nós, educação de qualidade é primordial para um país mais justo e proporcionar ao cidadão um futuro melhor ao lado da família, de amigos e de pessoas especiais.
  Acreditamos que as melhorias nas rotinas escolares, além de nos trazer a sensação de dever cumprido, podem transformar nossa visão de mundo e nos tornar mais próximos de nossos alunos. E é por isso que dedicamos nosso tempo a realizar esse projeto, que ajudará muitas escolas a melhorarem sua gestão.

O idealizador do SIGAescola é o professor (Me) Marcelo José de Souza Melo (Lattes). Mestrado profissional em matemática pura e aplicada em rede nacional pelo PROFMAT, na Universidade Federal de Tocantins - UFT - Palmas (2016), Pós Graduado em Reengenharia de Projetos Educacionais com ênfase em Matemática aplicada, FAS - Faculdade de Selvíria(2011) e Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2007).
  Atua como orientador da Empresa Junior da Facit (ADMS consultoria Jr) e como Professor de Educação Básica Estadual no estado do Tocantins e de nível superior pela Faculdade de Ciências do Tocantins - FACIT no curso de Administração de Empresas, Radiologia e no curso de Analise e Desenvolvimentos de Sistemas, nas disciplinas de Matemática para administração, Pesquisa Operacional, Matemática Financeira, Estatística para Administração, Tópicos Avançados em Administração, Macroeconomia, Comportamento do consumidor, Introdução a Economia, Políticas Públicas, Finanças Corporativas, Matemática Computacional, Física Radiológica, Fundamentos da Matemática e Cálculo.
  Colaboração especial do Acadêmico Osmano Torres Brito concluinte do curso de Analise e Desenvolvimentos de Sistemas da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO, com mais de 25 anos trabalhando como professor de informática e programador profissional.

Osmano Torres é o desenvolvedor de todos os módulos atuais do SIGA Escola programando rotinas, scripts e dando aparencia a cada formulario sempre fazendo o sistema parecer o mais simples possível e automatizando as ações rotineiras da secretaria de uma Escola.
  Osmano Torres de Brito autodidata aprendeu a desenvolver sistemas ainda na década de 90 com a linguagem pascal usando a IDE Turbo Pascal fabricado pela Borland mais tarde conhecido como Delphi. com a popularização dos PCS iniciou na área de desenvolvimento para Windows 95/98 desenvolvendo um sistema de vendas para supermercados (vendido para o Supermercado Tagarela em Piraquè-TO em 2000). Com o avanço da tecnologia dos Sistemas Operacionais acompanhou e continuou trabalhando e desenvolvendo sistemas um deles rodou por vários anos nas Escolas Eurico Mota, Juliana Barros e José Bonifácio em Xambioá e ainda na Escola São José em Piraquê Tocantins automatizando boletins, fichas individuais e lançamento de notas e faltas (tirava dai o uso do computador como simles máquina de escrever) usando a linguagem pascal e com o tempo adicionou a linguagem PHP a sua lista de de conhecimentos e javascript passando a desenvolver agora tambem aplicativos voltados para web.
  Quando se fala em “desenvolvimento de software” isso ainda soa como algo impossível de todos aprenderem, o que não é bem verdade. Osmano Resolveu cursar um nível superior para realizar um sonho e poder repassar dando aulas de modo simples (a forma como aprendeu) a programação de sistemas, porque viu a necessidade dos brasileiros darem um passo mais largo rumo ao desenvolvimento de novas tecnologias na área de softwares o que sem nenhuma sombra de dúvida é visto como coisa de gringo. Ao cursar Análise e Desenvolvimento de Sóftware (ADS) na Faculdade de Ciencias do Tocantins (FACIT) Osmano fez vários amigos e conheceu o professor Marcelo na disciplina de Matemática, que desejava automatizar as presenças e faltas de alunos de um Colégio Estadual e quis saber se havia conhecimento suficiente para iniciar o projeto que ainda estava somente na cabeça, esse foi o início do SIGA Escola que atualmente conta com vários módulos funcionais, nesse momento nascia uma sociedade com conceitos revolucionários para serem aplicados na área da educação: Criar um sistema que automatizasse e facilitasse o trabalho árduo das secretarias escolares.
  Isso agora é real e está a disposição para todas as escolas. O SIGA Escola pode ser adquirido mediante pedido pelo endereço eletrônico: www.sigaescola.online